Com MDNA, Madonna aposta na internet


Sustentado pela lógica de valores consumistas e modistas, o trabalho de imagem por parte de cantores se tornou fundamental para a construção do ídolo. E nessa tentativa, a internet se faz o maior meio de comunicação a garantir a interação entre ídolo e fã. 

É lá, ou melhor, aqui na internet, que fóruns de discussões se agitam com a música vazada e com o esperado videoclipe. Performances em programa de TV geram mais audiência vistas no youtube e as capas de revistas não são mais disseminadoras quanto a plataforma facebook.

Entendendo bem esse contexto globalizado, Madonna retorna ao cenário POP com seu inédito MDNA. Dessa vez, nada de televisão ou revistas. Como dito pelo próprio empresário da rainha do pop no twitter, isso é algo "muito tradicional". A bolinha da vez é mesmo a internet. 

As estratégias de divulgação do MDNA possuem foco em ações de marketing digital, como concurso cultural online,  premieres no facebook, prévias de músicas no youtube, bate-papo com a cantora no twitter e quase que diariamente um material novo para prender a atenção de seus fãs.

Com 2 milhões de cópias vendidas apenas na pré-venda, MDNA ignora os degraus da escada da Billboard e consolida, mais uma vez, Madonna como pioneira no mercado pop.